Google
WWW www.marcioamaral.blogspot.com

sábado, 9 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Portanto, não existe qualquer indicação ou apoio bíblico para essa comemoração. As mães podem ser homenageadas diariamente por serem respeitadas e valorizadas. Com bons motivos os verdadeiros servos de Deus não participam desse evento ligado a deuses falsos da mitologia Grega e Católica.

Califórnia (EUA) quer revisar história a favor dos gays!

As conquistas dos homossexuais, lésbicas e transexuais já fazem parte da história, pelo menos nos livros escolares da Califórnia, pois o Senado deste estado aprovou a proposta.

Assim como o estado ressalta em seus livros as contribuições das mulheres, dos negros, dos latinos ou dos índios nativos, entre outras minorias étnicas, a medida quer estender o mesmo apoio à comunidade gay.

"Quando estudam os movimentos sociais, fala-se da União de Trabalhadores do Campo e de César Chávez, do movimento pela igualdade e Martin Luther King. Por isso não se pode deixar de lado a luta pelos direitos dos homossexuais", afirmou Geoffrey Kors, diretor-executivo do grupo homossexual Equality California, em um comunicado, depois de saber do projeto.

A proposta foi aprovada na quinta-feira pelo Senado californiano.

Contudo, ainda depende da aprovação da Assembléia e do Governador da Califórnia.

Se for aprovada, a medida entrará em vigor em 2012 e os californianos se adiantarão em relação ao restante do país.

"Se a Assembléia aprovou os casamentos homossexuais, isto não é nada", disse à imprensa a senadora estadual Sheila Kuehl, autora da medida e um dos seis membros assumidamente gays do Senado da Califórnia.

O que Kuehl não disse é que a legalização do casamento homossexual foi vetada pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que terá a última palavra nesta matéria.

Ainda não foi estipulada nenhuma data para a decisão e o escritório do ator que virou político não fez nenhum comentário a respeito.

A primeira tentativa nos Estados Unidos de legislar a favor do reconhecimento das conquistas dos homossexuais ao longo da história através dos livros escolares levantou polêmica.

Segundo Kuehl, o objetivo da proposta é apenas "contar a história de forma correta".

"Todos estudam que James Baldwin era negro, mas poderiam saber que era um escritor negro e homossexual", acrescentou sobre um dos mais respeitados professores de literatura americana.

A medida quer oferecer exemplos positivos de homossexuais, lésbicas ou transexuais na história para evitar o elevado número de suicídios entre os jovens gays.

Segundo os defensores do projeto, os estudantes homossexuais estão mais propensos à tentativa de suicídio do que os heterossexuais.

O grupo Equality California lembra que 64% dos estudantes homossexuais ouviram algum comentário depreciativo contra sua orientação sexual e 36% sofreram algum ataque físico pelas mesmas razões.

No Senado californiano, a medida contou com 22 votos a favor e 15 contra, que inclui todo o bloco republicano.

"Feliz dia das Mães, Califórnia", disse com sarcasmo Randy Thompson, músico que se opõe à medida, lembrando a comemoração do dia das mães ontem nos EUA.

O senador estadual Bill Morrow foi mais longe em sua crítica: "Quem é negro não pode fazer nada, pois nasceu assim. Mas não há nenhuma evidência científica que sugira que a homossexualidade seja de origem biológica".

Os que se opõem à medida alegam que destacar as conquistas dos homossexuais nos livros escolares seria como dar um "doutrinamento sexual forçado" às crianças.

A proposta afirma que as lições devem ser incluídas nos livros de história social dos alunos "com idade apropriada".


Agência EFE S/A.

O check-up da próstata: quando começar e o porquê


Exame periódico da próstata = PSA (exame de sangue) + toque retal
O que é o PSA?
O PSA (sigla de antígeno prostático específico, em inglês), é um exame medido no sangue que é marcador de que alguma coisa está “errada” com a próstata. Portanto, indica que alguma coisa não vai bem com a próstata, porém não estabelece se é um tumor, uma inflamação ou um aumento benigno.
O que é o toque retal?
O toque retal faz parte do exame médico completo. Ele é considerado polêmico por muitas pessoas, porém em cerca de 20% dos tumores de próstata que crescem sem aumentar o PSA, o toque é o único modo de se suspeitar destes tumores. Além disso, o toque retal pode ajudar no diagnóstico de doenças intestinais, como tumores de intestino, além de estabelecer critérios para tratamento de sintomas urinários, como: levantar muitas vezes a noite para urinar, jato urinário com pouca pressão, ter que ir ao banheiro seguidamente... O toque pode predizer qual medicamento deve ser usado, qual procedimento deve ou não ser recomendado... enfim, é um guia para o urologista.
Têm sido relatado, na literatura médica, que mais de 90% dos homens tem medo do toque retal e que cerca de 85% dos que fizeram o exame, na verdade acharam que o exame seria pior do que ele realmente é.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é o tumor mais freqüente em homens, só é menos comum que os tumores de pele. Também é o segundo tumor que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
O câncer acontece quando um grupo de células da própria próstata começa a crescer sem controle.
O câncer da próstata é muito comum?
A cada 6 homens que conhecemos 1 terá câncer de próstata ao longo da vida
A cada 33 homens que conhecemos 1 irá morrer de câncer de próstata.
Em homens acima de 45 anos, o câncer de próstata só perde em mortalidade para as doenças cardio-vasculares e pulmonares.
O câncer de próstata pode ser prevenido?
Muitos estudos foram e estão sendo realizados, investigando vários fatores (ex.: licopenos do tomate, “vitaminas” como o selênio e zinco, nenhuma forte evidência suporta o uso destes como preventivos). O uso de medicamentos para tratar aumento benigno da próstata parece prevenir o crescimento de alguns tumores. Certamente, não fumar, ter hábitos saudáveis, se exercitar, manter mente e corpo ativos, procurar regularmente um médico contribui para uma saúde geral ótima.
Quem tem risco aumentado para desenvolver câncer de próstata?
Homens que tenham tido um familiar próximo (ex: pai, tio...) com câncer de próstata, homens obesos com dieta rica em gorduras e homens da raça negra, são orientados a iniciar antes o rastreamento, por volta dos 40 anos, pois apresentam maior risco de desenvolver tumor de próstata. A idade normalmente sugerida para início do rastreamento é aos 50 anos.
O que “rastreamento” significa?
Rastreamento é o popular “check-up”, significa que estamos tentando encontrar um sinal da doença antes que ela se manifeste. Procurando por tumores em fases mais precoces da doença, onde os tratamentos são mais efetivos. Tanto o PSA quanto o toque retal não fazem diagnóstico, apenas sugerem que outros exames devem ser solicitados, no caso, uma biópsia da próstata.
Qual a “precisão”, a acurácia destes testes?
Nenhum exame médico é 100% correto. Depende muito do ponto de corte, do valor que adotamos para definir se o teste é positivo ou não.
De modo geral, a cada 100 homens que fazem o PSA, 15 terão o PSA anormal e destes 15, 3 terão câncer confirmado no biópsia.
O que os experts dizem sobre o rastreamento, exame seqüencial da próstata?
No final do ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) declarou que o exame da próstata ANUAL não era recomendado. Tal fato, gerou um mal estar nas diferentes Associações médicas e a polêmica da necessidade ou não do exame de próstata ganhou espaço em revistas de grande circulação nacional e programas de TV. Logo depois o INCA tentou esclarecer a população que ainda não existiam evidências científicas para que um rastreamento de câncer de próstata salvava vidas e que fosse adotado como uma política de saúde pública, para todos os homens.
Na verdade, existem prós e contras. O que vai pesar mais na balança, vai ser a tua decisão com teu médico. Preferencialmente, um especialista atualizado, que possa esclarecer todas as tuas dúvidas e ajudá-lo a tomar uma decisão consciente, considerando as muitas variáveis que podem afetá-lo, como por exemplo: a idade, a velocidade de crescimento do PSA, a porcentagem do PSA livre, tamanho da próstata, outras doenças associadas...
Novos resultados demonstram uma queda na mortalidade
A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ
Mês passado, durante o Congresso Europeu de Urologia, O Prof Schroeder apresentou resultados de um dos estudos mais esperados pela comunidade médica, o Estudo Europeu de rastreamento do câncer de próstata; recém publicado em uma das mais renomadas revistas médicas, a New England Journal of Medicine (NEJM). Este estudo, junto com os estudos PLCO e o PIVOT nos Estados Unidos e o PROTECT no Reino Unido, tenta esclarecer se o exame anual da próstata diminui ou não a mortalidade. E pela primeira vez na história ficou evidente que o exame seqüencial diminui a mortalidade da doença.
Bem, como toda boa história existem 2 lados.
Argumentos CONTRA: considerando uma população, o exame em massa não havia demonstrado uma queda na mortalidade. O custo-benefício do exame do PSA ainda não foi demonstrado. Se adotado em uma população, existe a chance de muitos tumores pouco agressivos serem descobertos e tratados, sem um benefício real para um indivíduo e por conseqüência complicações que prejudicam a qualidade de vida.
Argumentos a FAVOR: o exame de rotina demonstrou uma queda de 20% na mortalidade.
Você pode estar pensando: Será que 20% não é muito pouco?
A minha resposta é a seguinte: cada pessoa é única, se acontece contigo ou com algum familiar a estatística é 100%... 100% de cura ou 100% de morte, assim por diante
Quanto representa uma queda de 20% na mortalidade?
Nos EUA, onde os dados são mais confiáveis que as estatísticas brasileiras, a cada ano 220.000 americanos são diagnosticados com câncer de próstata e 29.000 homens perdem a vida devido ao câncer de próstata.
Portanto, uma queda de 20%, representa que quase 6.000 homens ou famílias não vão perder o patriarca por causa desta doença. Porém, para essas 6 mil vidas serem poupadas, muitos homens devem ser tratados e a maioria ser tratados sem realmente ter benefício com isso.
O exame periódico só diminui mortalidade ou traz outros benefícios?
No mesmo estudo ficou demonstrado que o diagnóstico precoce e o tratamento precoce diminuíram em 41% a chance de um paciente apresentar doença disseminada, como “raízes” ósseas, as chamadas metástases, que tanto podem prejudicar a qualidade de vida destes pacientes numa fase avançada da doença.
Quais os riscos de fazer o rastreamento do câncer de próstata?
1 chance em 10, de ter a próstata biopsiada ao longo dos próximos anos.
2 chances em 10, da biópsia ser positiva para câncer de próstata e do homem precisar de um tratamento.
Talvez apenas 1 em cada 2 destes homens realmente apresentem um real benefício se tratados.
Conclusão
A cada 1400 homens que fizerem o exame do PSA, 1 vida é salva
A cada 48 homens tratados, 1 vida é salva e cerca de 20 homens não apresentaram doença disseminada por um período de 10 anos.
Provavelmente, os outros 27 terão tumores pouco agressivos e o tratamento pode não os beneficiar, inclusive trazer prejuízo para a qualidade de vida de alguns.
Apesar da maioria dos homens morrer “com” o câncer e não “pelo” câncer de próstata, na última década, a mortalidade da AIDS no Brasil caiu de 15.000 óbitos/ano para 10.000 apesar de todos os investimentos do Ministério da Saúde. A taxa de mortalidade do câncer de próstata é quase 2x maior que a da AIDS no nosso país. De 2002 a 2007, a mortalidade pelo câncer de próstata decaiu de 32.000 mortes/ano para 29.000 mortes/ano nos EUA, um país onde o rastreamento é largamente realizado e onde 95% dos médicos se submetem aos exames periódicos.

Gripe suína. Vacina da gripe para os idosos


O que é a Gripe Suína?
Gripe suína (influenza dos porcos) é uma doença das vias respiratórias de porcos causada pelovírus influenza tipo A que, regularmente, causa epidemias de gripe em porcos, principalmentenos meses de outuno e inverno, semelhante à gripe regular dos humanos. O vírus influenza suíno adoece muitos porcos, porém os índices de mortalidade em porcos são baixos. O vírus influenza suíno clássico (influenza tipo A de gripe H1N1) foi primeiramente isolado em um porco em 1930.

Quantos vírus de influenza de suíno existem?
Assim como os vírus da gripe em humanos, os vírus dos suínos também mudam constantemente, através de mutações. Os porcos também podem ser infetados pelos vírus que causam gripe aviária e que causam a gripe regular nos humanos. Estes vírus que contaminam diferentes espécies são resultados de mudanças, de trocas genéticas e então "ganham" novas características podendo infectar hospedeiros de outras espécies. Durante anos, variações diferentes do vírus que causa a gripe suína surgiram e, neste momento, há quatro tipos identificados e a maioria dos vírus de gripe recentemente isolada foi o vírus H1N1.

Humanos podem pegar gripe suína?
Normalmente não. Porém, infecções humanas esporádicas com o influenza de suínos aconteceram e estão sendo relatados em outros países. Comumente, estes casos acontecem em pessoas com exposição direta aos porcos (por exemplo: crianças próximas aos porcos em uma feira ou trabalhadores na indústria suína).

Quanto comum é a infecção humana com estes vírus?
No passado, Nos EUA, de 2005 a Janeiro de 2009 foram relatados 15 casos confirmados sem nenhuma morte.

Quais são os sintomas de gripe suína em humanos?
São esperados os sintomas semelhantes aos sintomas de gripe humana regular e inclui febre, indisposição, falta de apetite, dor pelo corpo e tosse. Algumas pessoas também apresentar garganta dolorida, náusea, vômitos e diarréia. A principal causa de complicação e morte são as pneumonias causadas por estes vírus.

Pessoas podem pegar este vírus comendo carne de porco?
Não. Vírus da gripe suína não são transmitidos através da comida. Carne de porco bem cozida mata o vírus (cerca de 70 graus celsius).

Como o influenza suíno se dissemina?
Podem ser transmitidos vírus diretamente de porcos para pessoas e de pessoas para porcos. Transmissão de humano-para-humano também pode acontecer, principalmente nos dias de sintomas e nos 7 dias após. Pessoas podem ser infetadas tocando algo com o vírus influenza e levando as mãos à boca ou nariz.

Como pessoas com gripe suína podem ser diagnosticadas?
Para diagnosticar a gripe suína, um exame de escarro respiratório precisa, geralmente, ser coletado dentro dos primeiros 4 a 5 dias da doença. Porém, algumas pessoas, especialmente as crianças, podem transmitir o vírus durante 10 dias ou mais, pois tem imunidade mais limitada. O exame é feito em laboratórios especializados.

Que medicamentos estão disponíveis tratar infecções de influenza suína em humanos?
Há quatro drogas antivirais que são autorizadas para uso no EUA para o tratamento da gripe: amantadine, rimantadine, oseltamivir e zanamivir. Neste momento, o Centro de Controle de Doenças Americano recomenda o uso de oseltamivir ou zanamivir para a prevenção e tratamento de infecção com vírus da gripe suína.

Existe uma vacina para gripe suína?
Vacinas estão disponíveis para prevenir gripe suína apenas nos porcos. Não há nenhuma vacina para proteger os humanos do influenza suíno. A vacina de gripe sazonal QUE ESTÁ SENDO OFERECIDA PELO GOVERNO ÀS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS provavelmente permitirá uma proteção parcial contra suínos H3N2, mas não contra o tipo de vírus suíno mais comum, o H1N1.

MUITO MAIS IMPORTANTE PARA NÓS BRASILEIROS É, NESTE MOMENTO, LEMBRAR QUE A VACINAçÃO CONTRA O VÍRUS DA GRIPE REGULAR está sendo oferecida esta semana em todo território nacional, e, apesar de não prevenir todos os tipos de vírus e a pessoa vacianda ainda poder ter a gripe, esta medida de saúde pública, comprovadamente diminuiu as taxas de complicações, internações e de óbito em idosos consquentes a gripe nesta faixa etária.

Fonte: Blog Saúde do Homem (Clic RBS)

AS TORRES GÊMEAS

Dica de Filme

Ano: 2006

Gênero: Drama

Sinopse: 11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.




PS.: As Dicas de Filmes feitas nesse blog não se baseiam no fato de serem “lançamentos” ou campeões de bilheterias e sim naquilo que podemos aprender através dos mesmos ou simplesmente que nos ajude há rir um pouco ou nada disso!

UM ATO DE CORAGEM

Dica de Filme

Ano: 2002

Gênero: Drama

Sinopse: John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital, passando a discutir uma solução para o caso com um negociador da polícia (Robert Duvall) e com um impaciente chefe de polícia (Ray Liotta), que deseja encerrar o caso o mais rapidamente possível.




PS.: As Dicas de Filmes feitas nesse blog não se baseiam no fato de serem “lançamentos” ou campeões de bilheterias e sim naquilo que podemos aprender através dos mesmos ou simplesmente que nos ajude há rir um pouco ou nada disso!