Google
WWW www.marcioamaral.blogspot.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Testemunhas de Jeová – Gigantes da impressão

Imagine só! A revista A Sentinela, publicada em quase 200 idiomas, é a mais amplamente distribuída no mundo. Mas você não a encontrará pra comprar em lugar nenhum.


Por Jim Meyers


Abram espaço, pessoal. Ela é a revista mais amplamente lida no mundo hoje mas não se consegue assiná-la ou encontrá-la numa banca de revistas.

A Sentinela, revista mensal distribuída pelas Testemunhas de Jeová em seu ministério voluntário de casa-em-casa, alcançou uma tiragem de mais de 25 milhões de exemplares.

De acordo com o Revisor de revistas de Nova York, ano passado, 7,3 milhões de Testemunhas de Jeová espalhadas em todo o mundo gastaram 1,5 trilhões de horas batendo nas portas portando A Sentinela, um guia de crenças doutrinais das Testemunhas.

E não pára por aí. Todo mês, aproximadamente 40 milhões de cópias são impressas em mais de 180 línguas e distribuídas em 236 países. A revista que mais se aproxima dessa tiragem, AARP The Magazine tem uma circulação de quase 24 milhões.

A revista A Sentinela - tema completo é A Sentinela: Anunciando o Reino de Jeová – é publicada pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia, com sede próxima ao East River em Brooklyn, N.Y. Ela também publica outra revista companheira, Despertai!, bem como outros livros, brochuras e a Bíblia.

Toda a obra das Testemunhas de Jeová é mantida por donativos voluntários, doados m sua maioria pelas próprias Testemunhas em seu s locais de reunião, chamados Salões do Reino. O valor do patrimônio das Testemunhas é desconhecido, mas em 2001 a revista Newsday alistou a Torre de Vigia como uma das 40 companhias mais ricas de Nova York, com patrimônio que excede à US$ 950 milhões.
O objetivo da revista A Sentinela é impresso na página contracapa de cada artigo: “O objetivo desta revista é honrar a Jeová Deus, o Supremo Governante do universo. Como os vigias dos tempos antigos que observavam e alertavam sobre acontecimentos que indicavam o perigo, esta revista nos apresenta o significado dos acontecimentos mundiais à luz das profecias bíblicas. Conforta as pessoas com as boas novas do Reino de Deus, um governo real no céu, que em breve trará um fim à toda a iniqüidade e transformará a terra num paraíso.”
A Sentinela, e as Testemunhas, surgiram em 1879, quando o editor e pregador Charles T. Russel lançou a Tor re de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo.

Russel formou a equipe de edição da segunda revista adventista, Arauto da Manhã, e conseguiu seguidores a partir de 1879 por viajar fazendo discursos e escrever colunas em jornais.

Ele se distanciou da doutrina adventista quando o mundo não acabou em 1878, como haviam predito.
Sua nova doutrina afirmava que Cristo voltaria a Terra em 1914 para destruir descrentes e possibilitando às Testemunhas transformar o planeta num paraíso. A religião adotou o nome Testemunhas de Jeová na década de 30, ensinando que Cristo voltou em 1914 mas de maneira invisível. As Testemunhas agora “acreditam que falta muito pouco para o fim do mundo”, de acordo com o Revisor de Revistas, publicado pela Universidade Columbia de Graduação em Jornalismo.

Cada artigo de A Sentinela é planejado com um ano de antecedência pelo comitê-editor de 9 membros na sede das Testemunhas em Brooklyn e um tema central, com o criação de filhos ou divórcio, é escolhido para cada mês.

Os 70 membros do Departamento de Redação convivem com aproximadamente 1.500 outros trabalhadores em 5 prédios residenciais próximos ao escritório-sede em Brooklyn.


Nenhum comentário: