Gripe suína. Vacina da gripe para os idosos
O que é a Gripe Suína?
Gripe suína (influenza dos porcos) é uma doença das vias respiratórias de porcos causada pelovírus influenza tipo A que, regularmente, causa epidemias de gripe em porcos, principalmentenos meses de outuno e inverno, semelhante à gripe regular dos humanos. O vírus influenza suíno adoece muitos porcos, porém os índices de mortalidade em porcos são baixos. O vírus influenza suíno clássico (influenza tipo A de gripe H1N1) foi primeiramente isolado em um porco em 1930.
Quantos vírus de influenza de suíno existem?
Assim como os vírus da gripe em humanos, os vírus dos suínos também mudam constantemente, através de mutações. Os porcos também podem ser infetados pelos vírus que causam gripe aviária e que causam a gripe regular nos humanos. Estes vírus que contaminam diferentes espécies são resultados de mudanças, de trocas genéticas e então "ganham" novas características podendo infectar hospedeiros de outras espécies. Durante anos, variações diferentes do vírus que causa a gripe suína surgiram e, neste momento, há quatro tipos identificados e a maioria dos vírus de gripe recentemente isolada foi o vírus H1N1.
Humanos podem pegar gripe suína?
Normalmente não. Porém, infecções humanas esporádicas com o influenza de suínos aconteceram e estão sendo relatados em outros países. Comumente, estes casos acontecem em pessoas com exposição direta aos porcos (por exemplo: crianças próximas aos porcos em uma feira ou trabalhadores na indústria suína).
Quanto comum é a infecção humana com estes vírus?
No passado, Nos EUA, de 2005 a Janeiro de 2009 foram relatados 15 casos confirmados sem nenhuma morte.
Quais são os sintomas de gripe suína em humanos?
São esperados os sintomas semelhantes aos sintomas de gripe humana regular e inclui febre, indisposição, falta de apetite, dor pelo corpo e tosse. Algumas pessoas também apresentar garganta dolorida, náusea, vômitos e diarréia. A principal causa de complicação e morte são as pneumonias causadas por estes vírus.
Pessoas podem pegar este vírus comendo carne de porco?
Não. Vírus da gripe suína não são transmitidos através da comida. Carne de porco bem cozida mata o vírus (cerca de 70 graus celsius).
Como o influenza suíno se dissemina?
Podem ser transmitidos vírus diretamente de porcos para pessoas e de pessoas para porcos. Transmissão de humano-para-humano também pode acontecer, principalmente nos dias de sintomas e nos 7 dias após. Pessoas podem ser infetadas tocando algo com o vírus influenza e levando as mãos à boca ou nariz.
Como pessoas com gripe suína podem ser diagnosticadas?
Para diagnosticar a gripe suína, um exame de escarro respiratório precisa, geralmente, ser coletado dentro dos primeiros 4 a 5 dias da doença. Porém, algumas pessoas, especialmente as crianças, podem transmitir o vírus durante 10 dias ou mais, pois tem imunidade mais limitada. O exame é feito em laboratórios especializados.
Que medicamentos estão disponíveis tratar infecções de influenza suína em humanos?
Há quatro drogas antivirais que são autorizadas para uso no EUA para o tratamento da gripe: amantadine, rimantadine, oseltamivir e zanamivir. Neste momento, o Centro de Controle de Doenças Americano recomenda o uso de oseltamivir ou zanamivir para a prevenção e tratamento de infecção com vírus da gripe suína.
Existe uma vacina para gripe suína?
Vacinas estão disponíveis para prevenir gripe suína apenas nos porcos. Não há nenhuma vacina para proteger os humanos do influenza suíno. A vacina de gripe sazonal QUE ESTÁ SENDO OFERECIDA PELO GOVERNO ÀS PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS provavelmente permitirá uma proteção parcial contra suínos H3N2, mas não contra o tipo de vírus suíno mais comum, o H1N1.
MUITO MAIS IMPORTANTE PARA NÓS BRASILEIROS É, NESTE MOMENTO, LEMBRAR QUE A VACINAçÃO CONTRA O VÍRUS DA GRIPE REGULAR está sendo oferecida esta semana em todo território nacional, e, apesar de não prevenir todos os tipos de vírus e a pessoa vacianda ainda poder ter a gripe, esta medida de saúde pública, comprovadamente diminuiu as taxas de complicações, internações e de óbito em idosos consquentes a gripe nesta faixa etária.
Fonte: Blog Saúde do Homem (Clic RBS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário