Primeiro substituto do sangue é aprovado para uso em humanos.
Uma empresa Sul africana, a Biopure Corporation, divulgou recentemente a produção de um novo substituto para o sangue humano.
O produto chamado de Hemopure tem a indicação específica para a utilização em anemias agudas, relacionadas a procedimentos cirúrgicos.
Este é o primeiro substituto sanguíneo a ser aprovado em qualquer país para uso em humanos.
O Hemopure é um produto extraído do sangue de bovinos e altamente purificado, que tem por função principal promover uma assistência na oferta de hemoglobina e obviamente de oxigênio as células e tecidos, ele não substitui totalmente o sangue natural e sim funciona como um fator de melhora hemodinâmica em muitos casos, a limitação está no fato de apresentar um período bastante curto de duração, ( apenas dois dias ).
O Hemopure não requer refrigeração, sendo assim, pode ser mantido disponível para o uso em qualquer ambiente, facilitando seu estoque.
Além disso, a companhia divulga que não há nenhum risco de infecção com o uso deste produto. O processo de produção remove ou inativa os vírus, inclusive o HIV e o da hepatite C.
Alguns autores fizeram críticas a respeito desse produto, proveniente de bovinos, os acontecimentos recentes da encefalopatia espongiforme (doença da vaca louca ) trouxeram este tema a berlinda. Entretanto, a companhia afirma que este não é um produto que possa causar risco, uma vez que ele passa por um processo de purificação rigoroso.
O Hemopure foi indicado para ser utilizado em pacientes testemunhas de Jeová, um grupo dos pacientes que recusam a transfusão de derivados do sangue por razões religiosas.
Outras aplicações clínicas remanescem a ser determinadas.
O produto deve estar disponível na África do Sul em 2002. O processo de aprovação e pesquisa está bastante adiantado. Estão sendo realizados vinte estudos em diversos países.
Fonte: www.anestesiologia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário