Google
WWW www.marcioamaral.blogspot.com

domingo, 29 de março de 2009

A Febre Amarela cada vez mais perto!

A área de risco da febre amarela está aumentando rapidamente. Já chegou à Venâncio Aires a cerca de 50 km de Taquari.

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África.

Sintomas:
O período de incubação é de três a sete dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue (virémia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Náuseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes.
A mortalidade da febre amarela em epidemias de novas estirpes de vírus pode subir até aos 50%, mas na maioria dos casos ocasionais é muito menor, apenas 5%.

Diagnóstico: Os sintomas iniciais da febre amarela, dengue, malária e leptospirose são os mesmos. Portanto, é necessário a realização de exames laboratoriais para a diferenciação. A confirmação do diagnóstico de febre amarela não exclui a possibilidade de malária. Da mesma forma que a febre amarela, o dengue e a malária também podem se tornar graves quando o indivíduo aparenta melhora.

Tratamento:
A febre amarela é tratada sintomaticamente, ou seja, são administrados líquidos e transfusões de sangue ou apenas plaquetas caso sejam necessárias. A diálise poderá ser necessária caso haja insuficiência renal.

Combate ao mosquito

Algumas medidas de combate ao mosquito são:

* Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor.
* Utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar plantas.
* Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.
* Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.
* Manter sempre tapadas as caixas de água, cisternas, barris e filtros.
* Colocar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.

Vacinação

Pessoas que residem ou viajam para zonas endêmicas de febre amarela devem ser vacinadas. A vacina, com 95% de eficácia, tem validade de 10 anos. A pessoa não deve tomá-la novamente enquanto a validade permanecer. A vacina é composta de vírus atenuado.

A vacina contra a febre amarela só passa a fazer efeito 10 dias após sua aplicação.

A vacina pode matar

Os dados da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde indicam uma morte a cada 1,5 milhão de pessoas vacinadas. Por uma triste coincidência, duas pessoas de Santa Maria morreram.

Aedes albopictus



Aedes aegypti

Nenhum comentário: